Olá meus caros leitores, hoje eu gostaria de passar aqui pra vocês 5 cuidados básicos com o motor do carro que todos deveriam saber. Aquele tipo de coisa que você mesmo pode fazer aí na sua casa antes de fazer uma viagem ou antes de sair com o carro pra passear.
Antes de mais nada, são dicas básicas e até existem outras, porém, são dicas valiosas. Então, o artigo de hoje será pra você que precisa sair com o carro e ao mesmo tempo é um curioso pra entender melhor sobre seu amigão automotivo.
Nesse sentido, vou passar apenas 5 cuidados básicos com o moto do carro que eu costumo verificar antes sair com o meu e que é importante se atentar.
#01- Sistema de Arrefecimento
A primeira delas é o sistema de arrefecimento do carro, pois é importante que o sistema esteja sempre limpo e pra isso você deve utilizar um aditivo de boa qualidade, ta?
Simultaneamente, acompanhado de água desmineralizada, isso é importante pra que você não tenha problemas com ferrugem no seu radiador e no seu sistema de arrefecimento.
02#- Reservatório de Partida a Frio
No caso do seu carro ser flex, ele tem esse sistema (reservatório de partida a frio) onde você coloca a gasolina pra auxiliar na hora da partida. Juntamente com isso, é importante você colocar nele uma indicação de gasolina aditivada e manter ela sempre no nível correto e claro, utilizar uma gasolina de boa qualidade.
A princípio, na minha experiência, eu utilizo ao invés de usar a gasolina aditivada, eu coloco a gasolina de alta octanagem. Não será difícil de você encontrar na sua região pois já temos aí disponível no mercado a Gasolina Podium do posto BR e tem também a octapró do Posto Ipiranga.
Sobretudo, são boas gasolinas e tem uma durabilidade maior. Contudo, a gasolina aditivada ela costuma com o passar do tempo, se você não roda muito com o carro, ela costuma apodrecer dentro do tanque. Aí só vai resolvendo com uma limpeza, então, a gasolina de alta octanagem ela tem uma durabilidade maior e eu costumo utilizar esse tipo de gasolina do tanquinho de partida a frio.
#03- Conferir o Nível do Óleo
O terceiro ponto pra você manter cuidados básicos com o motor do carro é você sempre conferir o nível do óleo do motor. De antemão, primeiro você deve manter o motor com óleo em dias, trocando sempre no prazo e respeitando a viscosidade ideal recomendada no manual do carro.
Juntamente com isso, verificar a cada mil quilômetros rodados como está a qualidade do óleo, pra isso você deve puxar vareta e dá uma olhada no nível marcado pelo óleo. Lembrando que pra fazer isso o oléo deve estar frio. Isso vai te deixar atento pra que você não rode com o óleo baixo, prejudicando o motor do seu carro, podendo até mesmo causar um prejuízo maior.
#04- Filtro de Ar
O filtro de ar é muito importante porque ele filtra as impurezas que podem vir acompanhadas no ar e que acaba adentrando na parte interna do motor. Então, é importante você consultar o manual do seu carro e fazer sempre a troca (quando estiver muito desgastado ou conforme as recomendações do fabricante) do filtro de ar pra que essas sujeiras não venham se acumular dentro do motor prejudicando o seu funcionamento saudável.
VEJA TAMBÉM: Dicas para Proteger Seus Aplicativos de Bancos
#05- Fique de olho nas Velas e Cabos de Vela
Simultaneamente aos filtros de ar, é importante também você verificar o estado dessas peças, trocar com uma certa frequência principalmente se você possui o sistema de GNV. Pois nesse cenário onde o carro tem o GNV, os cabos de vela e as velas são mais exigidos.
Então, a dica é conferir o estado a cada dez mil km rodados, daí você saca as velas, dá uma olhada no eletrodo tentando identificar como é que ele tá por dentro, se vai estar desgastado demais ou não. Normalmente, se for velas comuns elas duram aproximadamente 30 mil.
Além disso, algo que eu queria chamar atenção também é quando você optar por utilizar velas de iridium, que são velas que têm uma durabilidade maior e apresentam uma maior qualidade. Nesses casos em que se usa em carros mais antigos, lembre-se que a vela dura mais se ela for de iridium, porém, os cabos não.
Ou seja, vai ser mais comum trocar os cabos das velas mais vezes do que a própria vela, já que obviamente são de materias diferentes. O que geralmente acontece da gente trocar a vela e o cabo acompanhado, mas no caso das velas de iridium, da pra economizar, já que elas duram bem mais que os cabos.
Conclusão
Bom, é isso, todas essas dicas são simples como falei no início mas fazerm uma grande diferença na parte de cuidar bem do motor do seu carro. Esses 5 cuidados básicos com o motor vão te ajudar a evitar problemas na hora dar partida e evitar o funcionamento irregular do motor. Por fim, cuide bem do seu veículo pois cuidando bem dele, você estará cuidando de si mesmo e da sua segurança no trânsito.
Espero que tenha gostado dessas dicas. 5 cuidados básicos com o motor do seu carro. Abraço e até a próxima.