5 Dicas Para Não Ficar Sem Assunto em uma Conversa

Todos nós já passamos por isso: No meio da conversa, o papo fluiu naturalmente até que, no meio do nada, aquele silêncio chato pra caramba toma conta do ambiente. Horrível! Eu sei como é, mas tenho algo pra você resolver isso hoje: 5 Dicas Para Não Ficar Sem Assunto em uma Conversa

Neste momento, nossa mente simplesmente dá branco. Você não sabe o que dizer e você até percebe o olhar inquieto da outra pessoa procurando um outro alguém pra conversar. Essa situação é um tédio! e por isso, aqui vão 5 dicas para que você nunca mais fique sem saber o que falar durante uma conversa.

#1. “Isso me lembra que…”

Primeiro, se você se encontra nessa situação, diga “isso me lembra que…” e complete a frase. Você simplesmente olha ao seu redor e faz uma observação. Funciona muito bem para iniciar um novo tema de conversa, como também para dar continuação à história que alguém acaba de contar.

Afinal, isso é como um grupo de amigos costuma interagir toda hora. Isso ocorre porque as pessoas são atraídas por outras que elas acreditam ser parecidas com elas mesmas. Histórias em comum, podem criar essa conexão.

O que você não pode deixar acontecer é ficar sempre tentando tornar a sua história melhor do que a do outro, ou vai acabar parecendo que você quer se mostrar melhor do que alguém.

#2. Evite Perguntas Curtas

Segundo, quando você fizer perguntas, evite criar perguntas curtas ao máximo possível. Então, ao invés de dizer “tu morou em Nova York né, você gostou de lá?“, diga “Como é viver em Nova York, é mesmo esse charme todo que as pessoas falam? Estou curioso pra saber mais.”

A primeira pergunta induz uma resposta de poucas palavras, o que cria um silêncio incômodo. Já a segunda incentiva a outra pessoa a falar sobre as coisas que ela gosta, o que abrirá portas para outros assuntos.

E também, só para lembrar o que qualquer criança de 3 anos sabe sobre uma conversação é que, simplesmente dizer “por quê?” pode ser uma ótima maneira de fazer a outra pessoa se abrir mais.

Por exemplo, se alguém soltar que trabalha como fisioterapêuta, você pode perguntar “Que bom! mas por quê fisioterapia?” Claro que você não ligar o modo “pergunta sem fim” de uma criança que solta vários porquês em segundos. Isso só vai incomodar a outra pessoa. Mas, saiba que simplesmente a curiosidade de entender a fundo as motivações do outro irá desenvolver uma intimidade com quem você conversa.

VEJA TAMBÉM: 7 Hábitos de Thomas Shelby para Ser Mais Respeitado.

#3. Perguntas de Emergência

Terceiro, para os piores casos possíveis quando a conversa não anda de forma alguma, use perguntas de emergência. Elas não dão continuação ao assunto anterior, mas podem ressuscitar a conversa.

Tenho três perguntas mágicas. Uma, quando você acaba de conhecer um grupo e a conversa acaba, pergunte “Como é que vocês se conheceram?” Como serão pelo menos duas pessoas pra te responder, uma vai completar a narração da outra, o que abre brechas pra novas histórias.

Entretanto, se no caso, você conversar apenas com uma pessoa, pergunte: “Então, qual é a sua história?” Da mesma maneira que a situação em grupo, essa pergunta vai gerar um resultado semelhante, pois a pessoa irá dar detalhes e pistas do locais e coisas que ela gosta.

Por exemplo, se ela responder: “Você quis dizer o que eu gosto de fazer? ou que faço no meu trabalho?” E através do tom de voz e entusiasmo dessa pessoa, você terá agora um guia para saber a melhor forma de direcionar a conversa.

Agora, se for alguém que você já conhece bem, pergunte sobre os planos dela para o futuro. Essa pergunta é ótima, pois além de poder ser usada sempre, te ajuda a conectar com alguém, seja no trabalho ou onde for.

#4. Seja Observador

Essa dica é sobre observação e comentários sutis. Por exemplo, se alguém for muito sorridente, você pode talvez dizer “Você é o tipo de pessoa que se dará muito bem com crianças”. Se for alguém muito forte, pode dizer “Ta indo bem na academia ein, o shape ta em dias.”

E se você acertar, elas estarão abertas a falar mais sobre o assunto. Até mesmo se você estiver errado, poderá falar sobre o que te levou a ter essa primeira impressão. De qualquer forma, agora você tem um leque de temas novos para serem usados. Vamos para a útilma das 5 Dicas Para Não Ficar Sem Assunto em uma Conversa.

#5. Inverta o Roteiro da Conversa

Por último, a nossa quinta dica é inverter o roteiro da conversa. Para deixar de lado a preocupação de não ter o que falar, deixe que a outra pessoa continue sua conversa ao se sentir mais confortável com o silêncio.

É sério, 30 segundos apenas podem parecer uma eternidade, mas se você consegue respirar fundo e manter o contato visual, a chance de que a outra pessoa vai fazer um comentário ou uma pergunta é muito grande.

Ou se você realmente quiser que elas continuem falando, repita alguma das últimas palavras que elas disseram. É uma forma poderosa de fazer com que elas elaborem o que foi dito e se sintam mais à vontade para se expressar.

Conclusão

Se você chegou até aqui, prestando atenção em todas as dicas, então você tem as 5 Dicas Para Não Ficar Sem Assunto, seja qual for a conversa ou pessoa. Se você gostou desses conselhos, deixe seu comentário, compartilhe com os parças e boa sorte nas suas interações sociais. E lembre-se, é praticando que a gente vai se tornando melhor, seja no que for, inclusive nas nossas maneiras de se expressar. Abraço e até a próxima, valeu!

Avatar
About the author
Saulo Bezerra
Criador e escritor do Dikaboa.com. Este site é para entretenimento e descontração, com leituras suaves e interessantes. Se você é um entusiasta de boas histórias e gosta de dicas, então seja bem-vindo!

Deixe um comentário