Quem aí nunca se viu na angustia de querer comprar um carro usado mas sem saber exatamente o que analisar, qual preço oferecer ou se vale a pena ou não determinado carro? Pois bem, hoje eu vou falar quais os principais pontos a serem analisados do ponto de vista mecânico, na hora de comprar um carro usado.
Para que você não se dê mal e não tenha prejuízos depois, fique atento nessas 6 dicas antes de comprar um carro usado de particular ou loja. Afinal, eu sei que você quer economizar mas também quer qualidade, é ou não é? Sem mais delongas, vamos ao checklist!
Table of Contents
Toggle01# Desgaste dos Pneus
Às vezes, na hora de comprar, a gente faz inúmeras economias e depois da compra acaba não sobrando dinheiro nem pra gasosa, imagina pra comprar um jogo de pneus. Claro, não que isso vá atrapalhar o negócio. Mas, caso o carro esteja com os pneus desgastados demais, você precisa considerar o preço dos pneus no valor que você tá pagando e assim tentar descontar esse valor.
Se você não souber verificar o desgaste dos pneus, tenha em mente que um pneu “meia vida“ ainda contém os “sucos“, quanto mais salientes, melhor!
02# Vazamento de Óleo do Motor
Não é pecado comprar um carro com vazamento de óleo de motor, mas esse é um forte indício de mal cuidados com a manutenção preventiva da máquina. Portanto, dê uma boa olhada se o motor ta com vazamentos visíveis. Se sim, já fica de olho aberto com o restante do veículo dando mais atenção.
Da mesma forma, fique atento também a veículos com motor lavado. Às vezes, essa lavagem é para que você não perceba vazamento. Portanto, se o motor acabou sendo lavado, questione o motivo ao dono/vendedor.
03# Desgastes interno no veículo: Esses têm história
Quem nunca ficou com um pé atrás ao ver um carro com ano mais antigo mas ao mesmo tempo com uma quilometragem muito baixa?? Afinal, é estranho e pensamos logo que os km foram adulterados. Infelizmente, sabemos como é nosso país e de fato essa prática existe no mercado, mesmo as pessoas sabendo que é proibido por lei e que podem até serem presas.
Entretanto, é bem fácil descobrir isso sem o uso de aparelho. É só verificar o nível de desgaste na manopla do câmbio, observando se ela não está muito corruída, faltando pedaços. Fique atento também a detalhes como o desgate do volante, os forros das portas muito sujos, os botões dos comandos internos, etc.
Igualmente, outro detalhe interno muito difícil de camuflar é o desgaste das borrachas dos pedais. Fique atento. Dê uma boa olhada também na situação dos bancos, pois estofamento não é muito barato pra mandar refazer. Então, caso esteja rasgado ou muito sujo, desconte no valor do carro ou peça para que o vendedor deixe em ordem.
04# Lataria
Vamos aos detalhes na lataria. Verifique se não tem amassados e arranhões, pois isso com certeza pesa na hora da venda. Afinal, não à toa, muita gente tem receio de comprar um carro nessas condições e pior ainda, pegar um que já foi batido.
Nessa hora, o olhar tem que ser minucioso, então, fique atento nesses detalhes:
- Diferença de cor entre as portas, o teto e o capô;
- Abra as 4 portas e veja sem pressa os detalhes internos;
- Vá para o porta-malas e se liga se não tem amassados graves na parte interna;
- Ao abrir o capô do carro, olhe a pintura de dentro para fora.
- Analise os parafusos que prendem as peças como portas, capô e para-choque, entre outros detalhes, pois esses acabamentos acabam entregando possíveis manutenções.
Apesar disso, dependendo da batida ou do retoque que teve o veículo, isso não deve interferir muuito na hora de fazer a compra, afinal, você está procurando um carro usado. O problema não é que tenha sido feito algum trabalho, o problema é se esse trabalho foi um mal feito. Sacou?
VEJA TAMBÉM: 5 cuidados básicos com o motor do carro.
05# Alinhamento e Balanceamento
Se o antigo dono não mantinha esses dois itens em dia, fique alerta pois são coisas relativamente baratas de manter. Por isso, se não estiver em ordem, desconfie de todo o carro. Faça o possível pra o vendedor ou dono deixar você fazer um teste de rodagem.
Nessa hora, rode por um tempo com os vidros abaixados e depois com eles fechados, com isso você vai percebendo barulhos estranhos, rangidos na suspensão e freios, caso tenha. Qualquer ruído diferente, que você ache estranho, leve a um mecânico de sua confiança pra uma avaliação mais detalhada.
06# Garantia e Revisões.
Finalmente, pra fechar as 6 Dicas Antes de Comprar um Carro Usado, verifique com o atual proprietário se o veículo passou recentemente por alguma manutenção, como troca de óleo, correias ou outra manutenção qualquer. Em caso de sim, solicite as ordens de serviço e as notas fiscais para eventuais garantias.
Entretanto, caso não tenha passado por revisão, esse detalhe já entra como um opcional pra negociar o preço para que você possa fazê-la, pois a troca de óleo e a correia dentada são fundamentais pra que você não tenha surpresas desagradáveis logo no começo do uso do seu “novo“ carro.
Conclusão
Por fim, veja logo com o vendedor, antes de fechar o negócio, quais serão as garantias que ele irá oferecer, isso é muito importante deixar bem esclarecido. De preferência, peça pra assinar algum documento de garantia, nem que seja aquela garantia padrão de 3 meses. Afinal, quanto mais seguro e confortável você estiver ao fazer a compra, melhor.
Espero que tenha gostado dessas 6 Dicas Antes de Comprar um Carro Usado , e já peço pra compartilhar com os amigos que estão interessados em comprar um caso mais em conta mas que não querem cair em ciladas. Abraço e até a próxima.