Viu áquela TV Aiwa em algum comercial e ta pensando em comprar uma? Bonita ela é, isso não dar pra negar. Essa marca chegou ao Brasil com suas TVs e veio com tudo pra competir e bater de frente com as gigantes. Mas será que bate mesmo? Bom, nesse artigo, eu trago 7 detalhes pra conhecer antes de comprar uma TV Aiwa.
Table of Contents
Toggle#1- Afinal, é AIWA, Mondial ou é Sony?
Antes de mais nada, se você procurar aí pela internet afora por TVs da Aiwa, sempre vai ver ela relacionada à marca Mondial e à marca Sony. Isso porque o grupo MK, grupo esse ao qual a Mondial faz parte, comprou a fábrica da Sony aqui no Brasil.
Uma fábrica com tecnologia de ponta, diga-se de passagem, e é a Mondial que está montando as TVs da aiwa por aqui. O que, de certa forma, é bem comum. Por exemplo, temos as TVs da Toshiba que, na verdade, chega aqui ao Brasil através de duas marcas, a raiz 6 e a Multilaser. Mas até então, toda a questão da qualidade dos produtos da aiwa, que nós brasileiros já conhecemos desde os anos 90, ao menos em teoria, está presente nas TVs.
#2- Qual Sistema a Tv Aiwa Usa?
No segundo item aqui da nossa lista, está a questão do sistema dessas TVs, algo que deve ser bem observado no ato da compra. Basta você procurar aí TVs Aiwa e vai ver que tem TVs de diversos tamanhos, mas nem todas trazem o mesmo sistema.
Em outras palavras, é bom ficar esperto pois esse detalhe é algo bem importante de se observar. Por exemplo, no modelo BL01 de 55 polegadas, traz o sistema Android. Porém, ao procurar outros modelos, como algumas de 50 polegadas, você verá que o sistema é um tal de Smart Speed, um sistema que, sinceramente, eu nunca tive contato.
Mas, se levar em conta minha experiência com vários sistemas de TVs, esses sistemas menores nunca tendem a funcionar muito bem. Então, antes de comprar a sua, fique atento a qual é o sistema que a TV carrega.
#3- Sistema Android (O Melhor)
Nesse sentido, ainda falando sobre sistemas, saiba que normalmente as melhores TVs indenpendente de marca, são as que utilizam o sistema android, que é o caso da BL01, da AIWA. Nós temos aqui o Android 10. Porém, vale lembrar que ele não é o mais atual do mercado em termos de Android.
Entretanto, os sistemas voltados às TVs baseados em Android vão até essa versão mesmo, até o 10. A partir daí, da versão 11, já temos um Google TV. Então, temos no exemplo citado um sistema muito completo que traz diversos aplicativos e que até surpreende no sentido de navegabilidade e velocidade de navegação.
Ou seja, ao transitar pelos aplicativos você vai reparar que eles abrem de forma bem satisfatória e, ao menos até o momento, está se saindo como uma melhor TV com esse sistema Android, ao menos na questão da usabilidade do sistema e velocidade do sistema. Mas ainda assim, fica ressalva que na BL01 não há o mais atual, que seria o Google TV, baseado na versão 11 do Android.
#4- Recursos e Tecnologias
O quarto item da nossa lista são os recursos e as tecnologias que esse modelo BL01 traz. Os recursos mais procurados hoje em dia numa TV são o Dolby Vision e Dolby Atmos, e esses estão presentes nesse modelo da AIWA. Você verá na caixa.
Desse modo, se você procura o melhor sistema de HDR do momento, que é o Dolby Vision, e o melhor sistema surround que temos no momento, que é o Dolby Atmos, aqui nessa TV você encontra os dois. Porém, aqui vai uma ressalva:
Um leve “bug“
Algo que eu achei um pouco estranho em praticamente todas as TVs que eu já testei é que, ao acessar, por exemplo, algum filme da Netflix que traz suporte a essas tecnologias, já mostra no canto superior da tela o Dolby Atmos. Porém, aqui mesmo que o filme ou série tenha suporte a esse recurso, só aparece Vision.
E ao entrar no filme, só aparece também o logo do Dolby Vision e não do Dolby Atmos. Já nas configurações, sim, nós vemos lá o nome Dolby Atmos e conseguimos ativar dentro do menu, mas nos serviços de streaming, usando o exemplo da Netflix, essa opção não aparece. O que eu achei bem estranho.
Um ótimo “bônus“
Deixando de lado o detalhe a cima, há um recurso bem interessante nesse modelo de TV da Aiwa, o Chromecast integrado. Com ele, você amplia ainda mais as possibilidades que o sistema Android já traz, um dos sistemas, na minha opinião, com o melhor suporte a aplicativos.
Junta isso com o Chromecast integrado, as possibilidades são praticamente infinitas.
#5- O Áudio ta entre os Detalhes pra Conhecer Antes de Comprar uma TV Aiwa.
Quando analisamos os números, ela é uma TV bem básica, de fato. Por exemplo, ela traz apenas 20 watts de potência, divididos em 2.0 canais. Mas não se iluda com isso. Aqui nós temos um som de extrema qualidade.
Dar até pra dizer que nas TVs de entrada, essas que não estão posicionadas como TVs intermediárias, como alguma com QLED, por exemplo, que tende a trazer mais tecnologias de forma geral, aqui na AIWA é tranquilo dizer que o som é muito bom. Talvez, o melhor áudio presente nessas TVs de entrada.
Nós temos aqui graves bem interessantes, médios e agudos com frequências bem cristalinas, onde conseguimos escutar tudo de forma perfeita. Claro, ali a partir do volume 80 mais ou menos, o áudio começa a ficar estridente demais, porque, por mais que ela traga um grave bem decente, o foco dela ainda são os médios.
VEJA TAMBÉM: 3 Passos para Instalar Aplicativos APK na sua Smartv.
Então, a partir do volume 80, não é que ela distorce o áudio, mas tudo fica muito, mas muito estridente, começando a incomodar. Mas vale dizer que no volume 80 você já tem um som que ocupa um bom espaço e que, sinceramente, é difícil ir além desse volume, a menos que você tenha problemas auditivos.
Outro ponto é que, como se trata de um sistema Android, nós ainda temos a possibilidade de mexer com as frequências, alterando os parâmetros dos graves e dos agudos, deixando ele bem personalizado, o que ajuda bastante a construir um som mais envolvente.
#6- A Beleza (Design) e Construção dessa TV
À primeira vista, eu esparava que a construção dessa TV seria bem melhor. Mas não. Aqui nós temos uma TV muito simples em construção e design, eu diria até simples demais.
Por exemplo, ela traz até mais plástico do que a maioria da concorrência, passando um ar de frágil tanto ao bater o olho como no toque. Sem dúvida, essa TV é muito, mas muito leve, ao menos de sensação me pareceu ser a mais leve que já vi no tamanho de 55 polegadas.
#7- Imagens que dão “pro gasto“
Por fim, na BL01 temos uma TV com painel IPS. Isso já perde em alguns pontos enquanto ganha em outros. O IPS traz um bom ângulo de visão, que de fato aqui na BR 01 se mostra bem eficiente, fazendo com que, mesmo que você assista a TV mais de lado, as cores não se percam, mantendo-se sempre muito bonitas.
Em contrapartida, nós temos um preto mais acinzentado, o que não traz lá um contraste muito bom. Fato é que a imagem dela, ao meu ver, é sim muito boa, levando vantagem sobre modelos de TVs como a P725 da TCL ou mesmo a B1-8000 da Samsung.
Então, pra você que está de olho nessa TV, você terá sim uma boa experiência, mas talvez seja interessante pesquisar também modelos como a PUG7406 e 7906. Fica a dica.
Conclusão
Bom, essa foi a lista de 7 Detalhes pra Conhecer Antes de Comprar uma TV Aiwa. Espero que tenha te ajudado, e se gostou, compartilha com os amigos. Abraço e até a próxima.