7 Hábitos de Thomas Shelby para Ser Mais Respeitado

Se você só ouviu falar mas ainda não assistiu essa série brabérrima da netflix, já adianto, vale muito a pena assistir! Peaky Blinders tem como líder, Thomas Shelby, um personagem calmo, introvertido e, ao mesmo tempo, extremamente carismático (do jeitão dele, é claro).

Antes de mais nada, embora você não queira ser como Tommy em todos os sentidos, existem 8 hábitos que você pode aprender com ele para ser imediatamente mais respeitado pelas pessoas ao seu redor.

E mesmo que Peaky Blinders seja uma série de TV roteirizada, muito do que é abordado nesse artigo de hoje pode ser aplicado à sua rotina. Além disso, esse artigo tem alguns comentários sobre a temporada 6, mas sem spoilers. Fica tranquilo. Vamos ao primeiro hábito:

#1. Movimentos Lentos e Relaxados

A primeira coisa que você vê no Tommy é que dificilmente ele estará agitado ou nervoso em uma situação tensa. Quando ele não está fisicamente lutando, ele quase nunca está com pressa. Por exemplo, na cena em que o padre mafioso vai visitar Thomas na prisão levando um cachorro feroz. Tommy simplesmente se move devagar e instantaneamente temos a sensação de que ele estar acima da possibilidade de se sentir intimidado.

Ou seja, quando você se move devagar e de forma confortável numa situação em que a maioria das pessoas ficaria estressada, isso mostra que você não se sente assustado ou pressionado. Além dos movimentos lentos, você verá o segundo hábito de linguagem corporal que ajuda o Tommy a aparecer confiante.

#2. Manter O Contato Visual

Ele se sente confortável mantendo contato visual, mesmo durante um conflito. Claro, você não vai ficar encarando todo mundo por aí igual um doido varrido. Até porque, em uma situação de conflito, se o seu intuito é evitar confusão, seria um erro manter contato visual prolongado em uma situação que ninguém quer recuar.

Portanto, o objetivo aqui não é não romper o contato visual nunca, é apenas saber o que o seu comportamento sinaliza para as outras pessoas. Dicas:

  1. mantenha o olhar se você quiser mostrar que não ta intimidado;
  2. Olhe para baixo se sua prioridade é pacificar o conflito; e,
  3. se você quiser acalmar a situação sem parecer sentir medo ou desconforto, você pode manter o contato visual por três a cinco segundos e depois desviar o seu olhar para o lado ou para baixo.

#3. Não Reaga à Hostilidades

Em um nível mais amplo, a capacidade de Thomas Shelby de impor respeito em momentos de conflito se destaca pelo fato de que ele não reage à hostilidade. Ou seja, mostrar-se não reativo mostra que você se sente confiante em sua capacidade de lidar com o que quer que esteja acontecendo.

Afinal, é difícil não respeitar alguém que mantém a calma em situações em que a maioria das pessoas a perderia. E aqui vai outra: há uma cena em que Tommy está sendo ameaçado em um reunião, com uma 4rma apontada pra sua cabeça e ele simplesmente não reage com desespero e ainda faz uma gracinha, perguntando se pode fumar.

Claro, esse é obviamente um exemplo extremo. Espero que nenhum de nós jamais tenha que lidar com tentativa de manter a calma numa situação dessas mas, é um bom exemplo de como a não reatividade de Tommy projeta confiança sob pressão. Lembrando, que o objetivo aqui não é fingir que você está bem enquanto está se despedaçando por dentro. Mas sim, cultivar uma profunda e genuína confiança interna. Vou falar mais sobre isso no final do texto.

#4. Ser tão Grande Quanto o seu Público

Tem mais um hábito simples de linguagem corporal que você deve roubar do Thomas Shelby se quiser manter a atenção de grandes grupos. E é, ser tão grande quanto seu público. O truque é amplificar seus gestos quando estiver falando com mais pessoas. Isso fará você ser mais respeitado pelas pessoas que estiverem te ouvindo.

Assim, indo além da linguagem corporal, a próxima maneira de você impor respeito é se concentrando em como fala. A primeira coisa que você percebe quando Tommy fala, é que sua escolha de palavras mostra convicção. Especificamente quando ele fala de seus planos para o futuro, ele não diz “eu espero” ou “eu quero”, mas sim “Eu vou“.

#5. Convicção com o tom de Voz

Igualmente, além da escolha de palavras, você pode mostrar convicção apenas com seu tom de voz. Muitas pessoas fazem o contrário, terminando inflexões ascendentes e fazendo declarações que soam como perguntas.

Isso dá a impressão de que você está inseguro de si. Tenha como exemplo, a grande maioria dos diálogos de Thomas Shelby com outros personagens, independentes de suas autoridades. Normalmente nessas cenas, Tommy mantém o tom da sua voz estável e soltando frases que não deixam dúvidas do que ele quer.

Portanto, se você quiser mostrar convicção, apenas com seu tom de voz, termine suas frases com uma inflexão descendente.

VEJA TAMBÉM: Curiosidades, Trabalhos e Características de Quentin Tarantino

#6. Pausas Pontuais para Prender a Atenção

Assim como sua linguagem corporal é lenta e relaxada, ele também tem uma cadência de falar lenta e usa pausas entre as palavras para prender a atenção. A pausa é o momento em que você não está falando, mas ironicamente é o momento em que você pode atrair a atenção das pessoas.

Tommy consegue fazer isso fazendo uma pausa quando você mais quer ouvir o que ele tem a dizer. Você pode achar que falar devagar e pausadamente vai fazer com que as pessoas se interrompam. A maneira de evitar isso não é se apressar para terminar ou desistir do pensamento no meio do caminho, mas sim, continuar a falar nesse mesmo ritmo lento até que você tenha pelo menos terminado sua frase.

Outra coisa, quando se fala sobre o porquê de Thomas Shelby ser bom em impor respeito, é que ele não tem que gritar ou levantar a voz. Porque ou ele sabe o que você quer e pode dar, ou ele sabe o que você teme e pode impedir. Portanto, suas falas suaves carregam um peso enorme.

#7. Motivação da Cenoura e Chicote

Tommy exerce um tremendo poder sobre as pessoas usando a motivação da cenoura e chicote. Obviamente, você não deve cometer crimes de ameaça contra ninguém(jamais!). Então, como pode realmente aplicar isso na sua própria vida?

Bom, digamos que você queira um aumento ou uma promoção no trabalho. Muita gente simplesmente diria ao chefe: “Eu já trabalho aqui há muito tempo. Eu gostaria muito de um aumento. Posso receber mais dinheiro?” Isso é muito focado no “eu” e não é muito persuasivo.

Em vez disso, há outra maneira de você aplicar esse truque. Você poderia dizer ao seu chefe o seguinte: “Eu sinto que posso agregar mais valor à empresa e alcançar um desempenho superior. O que você precisaria ver de mim nos próximos três meses para me promover?” E então crie uma lista concreta junto com seu chefe e depois faça muito bem tudo que foi acordado entre vocês. Ao mesmo tempo, pesquise outras ofertas de trabalho nas características que você deseja.

E em 3 meses, você pode mostrar para o seu chefe todo o valor que você criou. Essa é a cenoura. E se ele desistir do acordo, você pode dizer que quer ficar mas tem outras ofertas que pagam mais, interessadas nos seus serviços e esse, é o chicote.

Conclusão

Embora esse plano tenha muita probabilidade de funcionar, a maioria das pessoas não tem a confiança necessária para fazer isso. Você pode pensar que construir esse tipo de confiança vai levar muito tempo ou talvez até mesmo pense que é impossível para você. Mas é completamente possível, tudo na vida é prática. A excelência, a mudança de hábitos se conquista praticando.

Espero que tenha gostado das dicas, e fica o conselho, caso ainda não tenha assistido a série Peaky Blinders, assista. É muito boa e está disponível na Netflix. Abraço e até a próxima, valeu!

Avatar
About the author
Saulo Bezerra
Criador e escritor do Dikaboa.com. Este site é para entretenimento e descontração, com leituras suaves e interessantes. Se você é um entusiasta de boas histórias e gosta de dicas, então seja bem-vindo!

Deixe um comentário