Antigamente, o ano 2000 era uma época distante, onde se imaginavam carros voando e robôs compartilhando momentos com humanos. Viramos o século e tudo continua igual. Será? Vamos relembrar filmes antigos que viajaram no futuro.
Se pensarmos nos avanços tecnológicos e em todas as conquistas que já tivemos, é fácil perceber os passos enormes que a tecnologia teve. Isso, para nossos antepassados, era o futuro, e pelo visto, ele “chegou”. No entanto, sempre haverá um futuro mais brilhante a ser sonhado, então vem comigo e vamos nos inspirar nos filmes que retrataram tão bem (ou não) essa realidade. Fique agora com 10 filmes que viajaram no futuro:
#1. De Volta para o Futuro (1985)
Não daria pra começar essa lista com outro filme senão esse né?! Essa trilogia “De Volta para o Futuro foi um marco pra época, tanto atravessou gerações e nos faz sonhar até hoje com a possibilidade de nos teletransportar no tempo. Nela acompanhamos Marty McFly e o doutor Emmett Brown em aventuras inesquecíveis no supercarro que era movido a lixo. Vai dizer que tu não queria ter um??

O sucesso foi tanto que a história virou desenho, brinquedo de parque de diversão, jogos eletrônicos e até teatro. Após acompanhar esses filmes, fica uma reflexão: Se pra onde vamos, não precisamos de estradas, é um sinal de que podemos voar!
#2. Gattaca (1997)
Ethan Hawke e Uma Thurman protagonizaram um filme que discute o papel da genética na nossa sociedade. Em laboratório, são capazes de gerar filhos extremamente saudáveis e fortes, enquanto quem nasce de forma natural é considerado inválido.

O filme é bem político em suas entrelinhas e mostra como a ganância é sua aliada e fator determinante nessa seleção artificial. Em outras palavras, quem é favorecido pela manipulação de seus genes tem as melhores oportunidades. Tudo é uma questão de DNA, e o filme mostrou um caminho já comum nos dias de hoje: a seleção de embriões livres de algumas doenças hereditárias.
Como resultado, a verossimilhança do enredo rendeu um título de filme mais plausível, de acordo com a NASA.
#3. A Ilha (2005)
O filme “A Ilha” se passa em 2019, se fosse em 2020 eles teriam acertado em cheio no tema de pandemia. O filme mostra os sobreviventes de um ataque de um vírus mortal que acabou com a humanidade. Eles acreditam morar num lugar ideal e que estão salvos de qualquer perigo.

Porém, é quando Lincoln, personagem de Ewan McGregor, descobre que tudo é uma grande farsa. Que na verdade, eles são clones de pessoas normais e, caso alguma coisa comprometa a saúde de seus iguais, eles serão mortos no esquema de doação de órgãos. Daí começa a corrida contra o tempo pela sobrevivência e pela verdade.
Quando a bela Scarlett Johansson ganha numa falsa loteria de ir para uma espécie de paraíso, ela descobre que, na verdade, ela será assassinada. É, eu sei que você também colocaria a mão no fogo por ela. Seu danadinho!
#4. Ela (2013)
O filme mais comentado de 2013, também traz Scarlett Johansson no elenco ao lado de Joaquin Phoenix (que fez O Coringa recentemente). Eles balançaram todos os alicerces de quem assistiu o filme “Ela”. Merecidamente na lista de filmes que viajaram no futuro.

A obra mostra a evolução da relação entre o homem e uma máquina. Scarlett dá voz ao incrível sistema operacional capaz de aprender e questionar comandos, tipo as IA hoje em dia. Com o tempo, esse sistema se torna a companhia ideal de um escritor solitário e o inevitável acontece: ele se apaixona.
A cena em que ele perde contato e sai desesperado pelas ruas é, sem dúvida, uma das mais agoniantes do cinema! ah, vale lembrar que esse filme tá disponível na Netflix.
#5. Interestelar (2014)
Provavelmenve esse deve ser o projeto mais incrível do diretor Christopher Nolan. Ele que já nos presenteou com 3 Batman e “A Origem” (Obrigado Nolan!). Dessa vez, o diretor foi fundo na exploração do espaço para mostrar que a humanidade cresceu na Terra, mas não estava destinada a morrer aqui.

Você encararia a realidade de uma viagem interestelar? Matthew McConaughey aceitou o desafio de liderar um grupo de astronautas em busca de um planeta habitável para a migração da população. Ele abandona seus filhos para lhes garantir um futuro, só que cada hora nas alturas corresponde a sete anos para os terráqueos.
#6. O Doador de Memórias (2014)
O cenário clínico de “O Doador de Memórias” mostra um mundo perfeito, sem enfermidades e sem guerras. Seria o ideal pra você? Então, como nada é perfeito, o mundo no filme também não possui nenhum sentimento. Ou seja, é proibido ser um simples mortal e rasgar o coração por uma paixão, por exemplo.
Lá, eles acreditam que qualquer expressão sensível possa acarretar em problemas, pois fica enraizada na nossa cabeça e memória é algo que ninguém pode ter, exceto o “Doador”. O Doador, de tempos em tempos é incumbido de transmitir as lembranças a um pupilo.

A bola da vez é o jovem Jonas, que descobre as alegrias e as dores de ter pensamentos para refletir. Ele faz dessa preciosidade sua missão e pretende quebrar com esse sistema frio.
#7. Matrix (1999)
E é claro que “Matrix” não pode faltar na nossa lista. O filme revolucionou a presença de computadores nas nossas vidas, e Keanu Reeves é quem nos conduzirá nessa super aventura.

Já teve uma sensação de déjà vu? Uma sensação de já ter sentido ou vivido uma experiência antes mesmo dela acontecer? No filme, isso é explicado como uma falha no sistema. À medida que isso acontece, a realidade se transforma e não sabemos mais o que faz parte da realidade.
Leia também: 9 Clássicos que todo amante de Filmes deveria assisstir.
#8. Robocop – O Policial do Futuro (1987)
Outra história que entrou para a galeria de filmes memoráveis é “RoboCop”. Quem não se lembra da transformação vivida pelo policial Murphy? Após sofrer um grave incidente e ser totalmente desenganado, ele é cobaia de um experimento e vira um ciborgue para combater o crime.

O que ninguém esperava é que a máquina pudesse ter sentimentos e conseguisse recordar todo o mal que viveu. Mas isso é o que o faz ter sede de vingança.
#9. Avatar (2009)
“Avatar” foi o azarão do Oscar, pois James Cameron inovou com o seu filme. O mundo construído para nos apresentar a aventura vivida por Jack, é simplesmente incrível e nos faz pensar em uma realidade paralela.

“Avatar” trouxe uma impressionante riqueza de detalhes, de encher os olhos. O transbordante e azulado universo “Na’vi” encantou muita gente. Vale lembrar também que já há o segundo filme, outro grande sucesso.
#10. Minority Report – A Nova Lei (2002)
Finalizamos a nossa lista com “Minority Report”. O filme se passa em 2054, uma época em que a violência foi extinta graças a um moderno e competente sistema em que é possível prever os crimes antes que eles aconteçam. É praticamente a bola de cristal que todos nós desejamos.

Tom Cruise é um policial que luta nessa empreitada, mas um dia descobre que ele será responsável por um crime. Convencido de que tudo é uma armação para invalidar o sucesso do sistema, ele correrá contra o tempo para provar a sua inocência.
E aí, gostaram? Se você pudesse viver um desses futuros, qual seria? Como diria William Shakespeare, “há mais mistérios entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia”. Então, gostou da lista? Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos que gostam desses temas futuristas. Abraço e até a próxima.