Provavelmente você estar lendo este artigo por um smartphone e, eu sei que você surtaria se algo acontecesse com ele. Nos dias de hoje, talvez o celular seja o bem que passa mais tempo com a gente, tanto quanto uma peça de roupa. Então, leia até o final e receba boas dicas de como proteger seu celular.
Antes de mais nada, além de ser o meio de comunicação mais comum atualmente, um celular é como se fosse um registro móvel de toda nossa vida. Nele guardamos informações pessoais, profissionais, financeiras e sociais. Sabendo disso, hackers, golpistas e ladrões estão sempre de olho nessa caixinha brilhosa na nossa mão. Por isso, fique atento e tome alguns cuidados para proteger o seu aparelho e os seus dados. Veja a seguir 8 dicas de segurança para proteger seu celular:
#1. Use senhas fortes e bloqueio de tela
Primeiramente, se a ideia é barrar o acesso não autorizado de curiosos ao seu celular, colocar uma senha (PIN) é o primeiro obstáculo. Escolha uma senha forte, que pareça aleatória para os outros mas que faça sentido pra você, ou use a sua impressão digital para o desbloqueio ou reconhecimento facial caso seu celular tenha. Assim, você evita que alguém veja ou use o seu smartphone sem a sua permissão.
#2. Ative o rastreamento e o bloqueio remoto
Contudo, se alguma coisa já aconteceu com seu celular, seja um furto ou roubo, aí você precisa agir rapidamente. A primeira ação é tentar localizar, bloquear ou apagar os seus dados à distância.
Se o seu aparelho é Android, você pode usar o Google Encontre Meu Dispositivo, agora se for um iphone, você terá como opção o iCloud Buscar. Com esses serviços, suas chances aumentam para achar seu celular. Neles têm como localizar (caso o aparelho esteja ligado) num mapa, fazer tocar um alarme, enviar uma mensagem na tela e bloqueá-lo com uma senha ou apagar todos os dados.
#3. Cuidado com links suspeitos, não clique!
Você já deve saber que “a curiosidade matou o gato”. Não custa nada lembrar que muitos golpes são aplicados através desses links para enganar os usuários e roubar seus dados ou dinheiro. Desconfie sempre de mensagens que peçam informações confidenciais, que ofereçam prêmios ou vantagens incríveis ou que tenham erros de ortografia ou gramática. Então, se você quer proteger seu celular, não clique em links desconhecidos e não forneça seus dados sem verificar a fonte e a veracidade da mensagem.
#4. Mantenha seu aparelho sempre atualizado
As atualizações trazem melhorias de desempenho, correções de bugs e novos recursos de segurança para o seu aparelho. E se tratando de segurança, fica a dica, atualizar aplicativos e o sistema operacional vai ajudar a fechar “brechas” que o hackers de plantão ficam procurando para aplicar golpes. Ou seja, não fique ignorando por dias aquela mensagem de atualização do sistema.
#5. Instale um antivírus
2023 né? A essa altura até uma criança sabe que uma das principais maneiras de proteger um celular ou computador é instalar um bom antivírus. Esses software (aplicativos), protegem o seu aparelho contra invasões e outras ameaças virtuais. Ou seja, vale a pena contratar um serviço de proteção para seu celular ou utilizar aplicativos gratuitos, desde que você escolha bem. A maioria estarão disponíveis tanto para Android como para iOS, então, basta escolher um de confiança e mantê-lo atualizado.
#6. Evite usar Wi-Fi abertos ou desconhecidos
Por mais tentador que pareça, não entre em redes Wi-Fi públicas ou desconhecidas! As vezes podem ser verdadeiras armadilhas. Em outras palavras, o barato pode sair caro, pois se conectar a esses wifi abertos pode abrir uma boa oportunidade para hackers interceptarem os seus dados ou invadirem o seu aparelho.
Agora, se for realmente necessário usar uma rede Wi-Fi aberta, faça com segurança, use uma VPN (rede privada virtual) para criptografar os seus dados.
#7. Utilize autenticação em dois fatores:
Adicionar mais uma etapa ao acessar seus aplicativos importantes como bancos e corretoras vai acrescentar uma camada a mais de confiança ao deixar seu celular distante de você, como por exemplo, quando coloca-lo para carregar no trabalho.
Nesse sentido, a dica é utilizar a 2FA (autenticação em dois fatores) através de aplicativos como Authenticator, que está disponível na play store. Ao ativar o 2FA, além da senha, você passará a utilizar um código para cada tentativa de acesso nos seus apps escolhidos. Isso dificulta a vida dos invasores, mesmo que eles tenham sua senha.
#8. Faça backup regularmente:
Nunca subestime a importância de fazer backups regulares dos dados do seu smartphone. Em caso de perda, roubo ou falha do dispositivo, um backup recente garantirá que você não perca informações valiosas. Além dos backups, você pode armazenar seus dados em algum dispositivo externo como um computador ou pendrive ou, até mesmo, contratar serviços de armazenamento em nuvem.
Leia também: 9 Clássicos que todo amante de filmes deveria assistir
Momento Curiosidade
Você sabia que o primeiro celular comercialmente disponível foi o DynaTAC 8000X e ele custava cerca de US$3.995?! Isso pra época era altíssimo (e continua sendo pra qualquer smartphone rsrs). O DynaTAC 8000X (tijolão) foi lançado pela Motorola em 1983 e era um verdadeiro artigo de luxo onde só quem tinha era os ricos.
Mas, ao longo das décadas seguintes, a tecnologia dos celulares evoluiu rapidamente, tornando-os menores e mais acessíveis.
Lembra que o primeiro iPhone foi lançado em 2007? Foi um marco enorme na história da tecnologia fazendo com que os celulares deixassem de ser apenas dispositivos de comunicação e passaram a ser parte importante na vida de qualquer adulto nos dias de hoje.
E assim, jovem curioso, encerro este artigo. Espero que as dicas apresentadas aqui te ajudem a proteger seu celular de ataques e usos indevidos. Fique a vontade para ler mais artigos e lembre-se, o futuro da tecnologia promete ainda mais avanços! Obrigado e até a próxima.