Um dos grandes problemas vividos no dia a dia pelos brasileiros é o roubo de celular. Esse tipo de roubo, em específico, tem foco em uma nova modalidade que é explorar ao máximo as falhas de prevenção das instituições bancárias. Mas hoje vou te dar umas dicas de como proteger seu aplicativos de bancos.
Consequências Financeiras
Quando nosso celular é roubado e fica em posse dos bandidos, é uma verdadeira dor de cabeça. Já que normalmente o dinheiro fica nos bancos através da tecnologia, como por exemplo, no caso do PIX.
Algumas consequências, além das transferências via Pix, é que eles podem fazer empréstimos em seu nome, pagam contas, financiamentos, usam limite de saque, ou seja, exploram ao máximo as ofertas dos aplicativos bancários pra usarem o dinheiro em seu nome.
Dinheiro esse que às vezes sequer é seu e depois é você que vai ter que dar conta. Quando finalmente você consegue recuperar o acesso ao aplicativo do seu banco, já através de outro celular, a bagunça já terá sido feita. Daí vem prejuízo e dor de cabeça, acompanhada da burocracia pra resolver esse tipo de problema.
Perguntas Frequentes
- O que fazer diante deste cenário?
- Como os ladrões conseguem invadir os aplicativos dos bancos que eu uso após roubarem meu celular?
- Como se proteger da invasão de apps desses bancos se o meu celular foi roubado? Tem como?
Legalmente, você sabe que não podemos fazer muita coisa. O que as autoridades nos contam e orientam é devemos procurar uma delegacia, prestar uma queixa e registrar um boletim de ocorrência. O que é necessário fazer. E isso deve ser feito o mais rápido possível.
Você sabe também que precisa entrar imediatamente em contato com as instituições bancárias que você usa para alertá-las e registrar o ocorrido. Isso vai fazer com que você fique amparado pela lei e posteriormente você vai poder requerer seu dinheiro de volta. Por lei, os bancos são obrigados a estornarem os valores retirados indevidamente mas, só farão isso mediante apresentação de B.O.
Como eles invadem os aplicativos bancários?
Em primeiro lugar, nós temos duas perguntas aqui não respondidas que são: como os ladrões conseguem invadir os apps dos bancos após o roubo do celular? e, como se proteger da invasão desses aplicativos bancários?
Bora lá. Há diversas maneiras de acessar os aplicativos do seu banco estando de posse do seu celular. A primeira coisa que um ladrão faz ao roubar é aproveitar o seu celular desbloqueado. Ele sempre tentará mantê-lo assim pois isso já facilita o acesso aos demais apps e redes sociais.
Eles mantém o dedo pressionado na tela e fogem daquela situação, isso quando você é pegue desprevenido usando o celular na rua. Mas e se o celular estiver bloqueado? Eles usam programas que quebram o bloqueio e a biometria da tela do seu aparelho, acessando assim conteúdo.
Claro que com ele bloqueado, você ganha mais tempo pra ligar pra polícia. Porém, você pode se perguntar, “ok, eles até podem quebrar a senha inicial, mas e os apps dos bancos? eles também têm senha“. É aí que entra o problema de centralizar tudo em um aparelho só.
Erro Grave
O criminoso só precisa ir até o aplicativo do banco, super fácil de acessar, e ele erra a senha a primeira vez de propósito, fazendo fazendo isso ele terá um botãozinho chamado “esqueci minha senha”. Simples.
O que acontece em seguida é um dos maiores erros que a pessoa pode cometer. A empresa apresentará algumas opções como o e-mail e numero do celular pra redefinição de senha. E você cai no erro de informar um e-mail e o seu número no próprio celular, ou seja, o e-mail logado em seu celular será usado para redefinir a senha.
Assim basta o criminoso tocar em esqueci a senha, ele vai receber um e-mail ou SMS confirmando e já era. O celular tá na mão, ele troca a senha sem dificuldades. Às vezes, o próprio criminoso te obriga a entregar as senhas mediante ameaças, aí já é mais complicado.
Medidas para Proteger Seus Aplicativos de Bancos após o roubo
Em primeiro lugar, saiba que a lei obriga as instituições financeiras a estornar esses valores desviados de sua conta em caso de fraude. Furto ou coesão, então não se desespere. Elas respondem objetivamente pelos danos gerados, mesmo quando são delitos praticados por terceiros no âmbito de operações bancárias.
Mas para isso você precisa fazer o boletim de ocorrência, tá, e avisar imediatamente a todas as instituições financeiras que você usa. Algumas medidas para Proteger Seus Aplicativos de Bancos e dificultar o acesso não autorizado são:
- Diminuir o tempo do bloqueio automático da tela ao mínimo possível, tipo 30 segundos.
- Você precisa ter o IMEI do seu celular anotado, fácil de encontrar, com isso será possível bloquear o celular junto à operadora.
- Use um aplicativo como um cofre de apps para reunir esses apps bancários e os esconda da tela do celular.
- Quando for sair, separe um dinheiro apenas para aquele momento em um app e deixe ele de fora do “esconderijo” dos demais.
- Nunca, nunca mesmo, use o e-mail logado no seu celular para redefinir senhas, tanto de apps bancários como redes sociais, nunca.
Tem que ser um e-mail que você não use no seu celular. E não cadastre seu próprio número pra chegar SMS de confirmação de identidade, use outro número, pai, mãe, por exemplo.
Dicas Adicionais para Proteger seus dados
Mais algumas dicas para se proteger ou pelo menos dificultar e ganhar tempo enquanto você faz registros e bloqueios. Use aplicativos de segurança que tenham boas avalições, veja se não tem outras pessoas reclamando de usabilidade, confiança, excesso de propagandas, etc. Veja também, o cuidado com aplicativos APK de fontes desconhecidas, você pode acabar se complicando um pouco mais.
Então, é isso, espero que tenha gostado e que você fique cada vez mais atento às suas contas. Se gostou, deixe um comentário e compartilha com a galera. Abraço e até a próxima, valeu!